terça-feira, 18 de junho de 2013

Gramado e sua linda história

GRAMADO, pertenceu a ‘terceira geração’ da primeira rede de municípios criada por D. João VI, no início do século XIX. Nesta ordem aparece Santo Antônio da Patrulha, instalado em 1811, Taquara em 1886. Em 1904, Gramado é elevado á condição de 5º Distrito de Taquara, recebe a posição de Vila em 1930, tendo sua emancipação política em 15 de dezembro de 1954. Esta cronologia representa somente uma parte do crescimento da cidade. Em qualquer ponto que dirigimos nosso olhar, Gramado possui uma história, uma particularidade.
O crescimento do município está representado nos eventos, os quais no curso da sua história, estão sacramentados. Por uma questão de respeito ao passado a FESTA DAS HORTÊNSIAS (1958) sempre aparecerá em primeiro lugar. Neste evento estão consubstanciados os mais nobres sentimentos de pertencimento. A flor, que não é nativa do Brasil, reveste Gramado. Com este evento, o município aprendeu a realizar os grandes eventos que hoje temos no calendário: O FESTIVAL DE CINEMA (1973), que hoje está na sua 32ª edição ininterrupta, atravessou décadas e sobreviveu a momentos de crise em todas as esferas.



A FESTA DA COLÔNIA ( 1985), gestada e incentivada pelo Poder Público, nos dias de sua realização, o homem do interior tem a possibilidade de ser os anfitriões de Gramado. É o momento em que os descendentes de ítalo-germânicos prestam uma homenagem aos primeiros colonos que plantaram no interior do município as sementes do trabalho, da coragem e da vontade de crescer.



O NATAL LUZ (1987), colocou Gramado no calendário cristão, como promotora de um dos maiores eventos natalino das Américas. A cidade se envolve num ambiente mágico e lúdico, oferecendo aos turistas apresentações de inigualável beleza. Gramado é identificada como a cidade do Natal Luz, diante da infinidade de luzes, festões e outros enfeites que decoram a cidade.



O GRAMADO ALELUIA (1996) já na sua 8ª edição, é um evento promovido em conjunto com a Comunidade católica e o Poder Público municipal, para registrar a Passagem de Cristo. A cidade reporta-se ao período medieval, onde diversas Irmandades seguem em cortejo retomando todo o suplício e martírio de Jesus Cristo. Este evento oportuniza que os visitantes se agreguem à comunidade, participando ativamente da procissão luminosa. Antes de tudo isto, o cidadão gramadense lutou e continuará lutando para o desenvolvimento de sua cidade.



No fim do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, uma corrente migratória de descendentes de imigrantes alemães e italianos, somada aos luso brasileiros que por aqui se assentaram, a cidade, então simples povoado começou a delinear seus contornos. As duas primeiras etnias citadas trouxeram em sua bagagem cultural as práticas do campesinato, o que facilitou o desenvolvimento da região colonial bem como do centro urbano, ainda em formação. Somado a isto, o trem teve seu papel de destaque. Onde há estrada, há desenvolvimento. A máquina à vapor substituiu gradativamente os tropeiros que levavam aos centros maiores a pequena produção regional. Com o trem concretizou-se a hotelaria. Veranistas, assim chamadas as primeiras levas de visitantes, vinham para a região escapando do intenso calor da região metropolitana. Pessoas com problemas respiratórios em busca de cura também assediaram a região. Neste gradativo processo o mosaico da cidade foi formado. Somaram-se culturas, agregaram-se pessoas e o resultado foi o que hoje constatamos.
Culturalmente a cidade já iniciou com traços europeus que ao longo de sua trajetória manteve hábitos e costumes desenvolvidos pelas gerações de descendentes de imigrantes. Este processo desencadeou uma forma diferenciada, principalmente nas edificações e sobretudo na gastronomia. O artesanato e posteriormente eventos culturais aqui produzidos deram a cidade contornos diferenciados. As sementes do processo emancipatório, durante todo esta jornada germinaram. Gramado aos poucos apresentava sinais de independência, visto que seu crescimento era constante. O 5º Distrito de Taquara estava com seu tempo marcado. O processo de emancipação não teria tido fôlego acaso não fosse a determinação da comunidade. O processo pró-emancipação de Gramado retrata com singular precisão os anseios da comunidade.
Foram anos de luta comunitária a fim de ser consagrado em 15 de dezembro de 1954 o Ato governamental. Dias de festa e alegrias hoje repetidas, mostram esta fase da cidade. Acaso não fosse a tenacidade da população, certamente hoje não teríamos atingido as cifras que compõem as estatísticas da cidade. Há mais de uma década em meia, a disciplina de Turismo está inserida nos projetos curriculares da rede municipal de educação. Nossa rede hoteleira aproxima-se de 10 mil leitos, a gastronomia enquadra-se nas mais especializadas cozinhas internacionais, serviços destinados aos visitantes estão á disposição dos turistas em tempo integral e assim por diante. Gramado, à despeito de todo o empenho, somatório de décadas, trabalha incessantemente na preservação de sua cultural.
O visitante, nos momentos de descanso, interage com a natureza e com o processo cultural. Esta é a postura que o município adotou ao longo de sua trajetória. Ao mostrar a natureza sempre preservada, o citadino e o visitante podem observar o crescimento da cidade. A sua principal avenida, em todas a sua extensão, mudou. O comércio, que um dia era servido por lojas de seco e molhados, hoje especializou-se. A pacata vida de outrora, foi alterada. Porém as alterações promovidas pelo progresso,resguardam o ideário do passado. Os meios de acesso ao município, ao longo de seu percurso, dão aos visitantes uma breve idéia do que irão encontrar.



Deixando de lado o centro urbano, Gramado está cercada de colônias de rara beleza. Formadas pela expressiva rede de descendentes de imigrantes, o interior do município manteve-se fiel ao passado. Durante a construção do então povoado e após a emancipação fez-se representar ativamente. Atualmente com parcerias de órgão especializados vem estruturando uma rede de micro-indústrias cuja produção abastece boa parte da rede gastronômica e estão presentes durante todo o ano no centro da cidade com seus produtos.
O registro do percurso de todo este progresso está estampado em todos os pontos da cidade. Gramado, com efeito, representa boa parte do desenvolvimento econômico da região e do Estado do Rio Grande do Sul.


 
CONHEÇA TAMBÉM:
 
Hotel Sky – Gramado – RS è www.hotelsky.com.br
 O Hotel que é Cartão Postal da Serra Gaúcha / Um dos melhores hotéis de Gramado – RS
.................................................................................................................................
Sopas da Serra – Gramado – RS è www.sopasdaserra.com.br
A melhor Casa de Sopas de Gramado e Região / Restaurante
...........................................................................................................
Portal Serra Gaúcha è www.portalserragaucha.com.br
O maior portal de turismo da Serra Gaúcha
...........................................................................


CURTA NOSSAS PAGINAS NO FACEBOOK:
 
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário