sexta-feira, 19 de julho de 2013

Frio extremo no Estado e em Gramado

A MetSul Meteorologia estima que a Metade Sul será mais afetada pela primeira onda de frio que chegou ao Estado nesta sexta-feira. Porém, Porto Alegre também registrará queda nas temperaturas. Conforme os meteorologistas, o ar gelado seguirá na segunda, terça e quarta-feira e a previsão é de vento forte.
A MetSul não descarta temperatura de -6ºC a -8ºC nos Aparados da Serra na primeira metade da semana e marcas ao redor de 0ºC e negativas em quase todo o Estado, inclusive em Porto Alegre. "Será um evento extremo em que até as tardes serão geladas", previu o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.
Há risco de geada negra pelo vento Minuano que soprará forte e pode trazer sensação térmica negativa na Capital e de 15ºC abaixo de zero nos Aparados. A MetSul informou que é cedo para uma previsão confiável, mas destacou que modelos por computador indicam chance de nevar nos três estados do Sul.
De acordo com o site da MetSul,  o Rio Grande do Sul e o Sul do Brasil não serão os lugares mais frio do mundo, mas estarão na região do planeta – fora do polos – com temperatura mais abaixo do normal no começo da semana que vem. (Veja mapa abaixo).



Cuidados com saúde

Para atender à população, principalmente quem sofre de problemas respiratórios, a Prefeitura de Porto Alegre reforçou as equipes nos serviços de saúde nos últimos meses, como parte da Operação Inverno. Houve aumento de profissionais nas unidades de pronto-atendimento Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba Pinheiro. Cada uma recebeu dois pediatras, dois clínicos, dois enfermeiros e três técnicos em enfermagem. 

No Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, a quantidade de leitos pediátricos na Enfermaria foi ampliada de 14 para 38. Na Emergência, a observação de crianças passou de dez vagas para 20. Na UTI, o número subiu de seis para 12. As equipes foram aumentadas com cinco pediatras, 16 enfermeiros e 98 técnicos.

Doze clínicos, 12 pediatras, 12 enfermeiros e 16 técnicos em enfermagem reforçam as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Elas têm o período de atendimento estendido até as 22h. O terceiro turno foi implantado nas UBS Panorama (sem atendimento pediátrico à noite), Bananeiras, Camaquã, Ipanema, Passo das Pedras, Chácara da Fumaça, Rubem Berta e Belém Novo; na Unidade de Saúde da Família (USF) Fradique Vizeu e no Centro de Saúde Modelo. Na USF Glória e Centro de Saúde Vila dos Comerciários, o horário será estendido até as 21h30min.

A coordenadora de Pneumologia da Secretaria Municipal da Saúde, Elaine Ceccon, afirmou que o clima favorece a multiplicação de vírus e bactérias. Para evitar as infecções respiratórias agudas, responsáveis por tosse, dor de garganta e de ouvido, ela aconselha, principalmente aos asmáticos, a evitar poeira, cheiros fortes, mofo e inseticidas. A indicação é procurar as unidades básicas antes de se dirigir a uma emergência, conforme ela.


CONHEÇA TAMBÉM:

 

Hotel Sky – Gramado – RS è www.hotelsky.com.br

 O Hotel que é Cartão Postal da Serra Gaúcha / Um dos melhores hotéis de Gramado – RS

.................................................................................................................................

Sopas da Serra – Gramado – RS è www.sopasdaserra.com.br

A melhor Casa de Sopas de Gramado e Região / Restaurante

...........................................................................................................

Portal Serra Gaúcha è www.portalserragaucha.com.br

O maior portal de turismo da Serra Gaúcha

...........................................................................


CURTA NOSSAS PAGINAS NO FACEBOOK:

 


___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário