sábado, 23 de julho de 2016

Da Roça para um Grande Hotel em Gramado

Pais queriam ver filhos longe da dureza da roça


Uma História de Sucesso em Gramado,
na Serra Gaúcha
 
Muitos dos valores que Hilário e Nair Krauspenhar adotam no lar e no empreendimento da família são inspirados nos pais. Emílio e Loni Krauspenhar, Lirio Leobet (já falecido) e Silda Jahnel Leobet, mais do que incentivadores são exemplo para eles.

Loni, 82 anos, e Emílio Krauspenhar, 83, casados há 61 anos, residem na Linha Brasil, interior de Nova Petrópolis, onde criaram os seis filhos. A vida sempre foi dura para eles, não só pelas dificuldades que o trabalho na lavoura impõe aos colonos mas pelo desafio de criar uma filha com necessidades especiais, desde os 17 meses de vida, e que viveu por anos, um tempo superior à expectativa de vida para uma pessoa com paralisia. “Sempre deram muito carinho e atenção para ela”, afirma o neto Arlei Krauspenhar, filho de Nair e Hilário. “Ela sempre viveu na cama e nunca teve uma ferida no corpo”, afirma Loni, demonstrando a dedicação que sempre foi dispensada à filha. Emílio se orgulha do que a colônia lhe proporcionou. Teve participação na criação da Escola Bom Pastor (que oferece ensino técnico agrícola, entre outros cursos), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e também na sociedade da Linha Brasil. A saída dos filhos de casa sempre foi traumática para o casal, principalmente para dona Loni. Ela lembra que às vésperas de completar 18 anos, Hilário foi advertido pelo pai para “tomar um rumo na vida”. Loni criticou a dureza das palavras do esposo na época. “Disse para ele estudar bem o que ele ia querer para o futuro. Disse para ele que na roça a gente era escravo e que sempre ia ficar pior”, recorda Emílio. Hilário aceitou o “conselho” do pai e quando completou 18 anos saiu da Linha Brasil com uma mochila nas costas e foi para Gramado em busca de oportunidade profissional. Três dias depois voltou para casa com emprego um hotel e um lugar para morar. “Ele trabalha demais”, afirma a mãe, referindo-se a Hilário.


Foi na Linha Bonita, interior de Gramado, ao lado dos pais Lirio (falecido em 2005), da mãe Silda Jahnel Leobet (83 anos) e da irmã Noeli, que Nair Maria teve o exemplo para trabalhar com intensidade. “A gente plantava fumo e fazia manteiga e queijo. Sempre se trabalha muito na roça”, afirma dona Silda, lembrando que as filhas lhe acompanharam na colônia até casarem. Ela recorda que incentivou a filha Nair e o genro Hilário a abrirem um negócio próprio, como a tecelagem e posteriormente o hotel. “Eles sempre trabalharam bastante”, afirma com orgulho, lembrando que Nair não se importava com a dureza do trabalho na roça. “A gente plantou fumo por 12 anos. Eram duas safras por ano. Um ano dava, em outro não. Um ano o preço era bom e no outro ele era baixo demais”, afirma ela, justificando porque incentivou as filhas a irem para a cidade em busca de um futuro mais garantido. Viúva desde 2005, Silda deixou o interior e foi morar com a família de Hilario e Nair no bairro Floresta, em Gramado. Hoje ela reside sozinha na casa, mas seguidamente retorna à colônia para matar as saudades da vida na roça. “Seguido eles me buscam e me levam para a colônia para matar a saúdade”, afirma Silda.
________________________
Matéria 15 Anos Hotel Sky
Revista das Hortênsias e Jornal de Gramado
Julho / 2016 
_________________________________________
CONHEÇA TAMBÉM:

Hotel Sky – Gramado – RS 
è www.hotelsky.com.br 
 O Hotel que é Cartão Postal da Serra Gaúcha / Um dos melhores hotéis de Gramado – RS
.................................................................................................................................
Sopas da Serra – Gramado – RS 
è www.sopasdaserra.com.br 
A melhor Casa de Sopas de Gramado e Região / Restaurante
...........................................................................................................

Chatêau Allemand – Gramado - RS 
è www.chateauallemand.com.br
Melhor Restaurante de Fondue com Show ao Vivo em Gramado
...........................................................................................................
Agência de Turismo Gramado Receptivo  – Gramado - RS è  www.gramadoreceptivo.com.br
Dicas de Passeios e Tours na Serra Gaúcha
...........................................................................................................
Portal Serra Gaúcha 
è www.portalserragaucha.com.br
O maior portal de turismo da Serra Gaúcha
...........................................................................


CURTA NOSSAS PAGINAS NO FACEBOOK: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário