terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Casa Major Nicoletti de Gramado


É impossível viver o presente sem lembrar do passado e é por isso que a história de Gramado, está ganhando um novo capítulo e esse capítulo falará justamente da história de Gramado. A casa onde viveu o primeiro Intendente do município, Major Nicoletti, está sendo revitalizada e passará a ser um museu. A obra de revitalização estrutural da casa está chegando ao fim e em breve o local começará a se transformar em museu.

Assim que chegar ao fim a etapa de reforma da estrutura física da Casa Major Nicoletti, terá início a implantação do museu, que ficará a cargo da empresa Estação de Projetos. A ideia é criar uma Instituição Museológica de acordo com o Sistema Nacional de Museus para que haja a possibilidade de investimentos federais no novo espaço cultural. Segundo a diretora de projetos da Estação de Projetos, Dóris Couto, a intenção é tornar o Museu Nicoletti um reflexo da nova museologia tornando-o um atrativo para a cidade. Para isso, adequar-se as regras do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM é passo fundamental para o sucesso do empreendimento.

O acervo do museu será composto por peças que sejam consideradas como iconográficas, ou seja, aquelas capazes de referenciar um período, a cultura de uma época e gerar na comunidade o sentimento de pertencimento, fundamental para um museu.

“A história de Gramado nos trouxe até aqui, a história de um povo batalhador que sempre trabalhou com muita galhardia para que pudéssemos ser essa cidade referência que hoje somos. Por isso, precisamos reconhecer tudo aquilo que foi feito por muitos gramadenses ao longo do tempo, e um museu que exponha essas conquistas é mais do que merecido”, destaca o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

A reforma estrutural deu conta do escoramento metálico da Casa, de modo a impedir que a mesma sofra mais avarias com os ventos. Na sequência acontece a revitalização do telhado, incluindo colunas, barrotes, ripas, oitões, tesouras e telhas, que serão removidas, receberão limpeza e impermeabilização, para posteriormente revitalizar colunas e forro da sacada.


 
CONHEÇA TAMBÉM:
 
Hotel Sky – Gramado – RS è www.hotelsky.com.br
 O Hotel que é Cartão Postal da Serra Gaúcha / Um dos melhores hotéis de Gramado – RS
.................................................................................................................................
Sopas da Serra – Gramado – RS è www.sopasdaserra.com.br
A melhor Casa de Sopas de Gramado e Região / Restaurante
...........................................................................................................
Portal Serra Gaúcha è www.portalserragaucha.com.br
O maior portal de turismo da Serra Gaúcha
...........................................................................


CURTA NOSSAS PAGINAS NO FACEBOOK:
 
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário