terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cultura do Rio Grande do Sul em Gramado


A cultura do Rio Grande do Sul foi exaltada no I Sarau Literário, organizado pela Secretaria de Cultura de Gramado, através da Biblioteca Municipal Cyro Martins, no fim da tarde da última sexta-feira (07). O evento reuniu apresentações de invernadas, declamação de poesias gaúchas, música tradicionalista e também premiou os vencedores do I Abraço Literário.



Tudo começou com a apresentação do músico Allan John Lino e seu aclamado violino, tocando músicas gaúchas tradicionais, como "Canto Alegretense" e "Querência Amada". Em seguida, os pequenos alunos da Invernada da Escola Municipal Senador Salgado Filho realizaram sua belíssima apresentação.
O evento ainda contou com a apresentação do gaiteiro Ataliba e do pajador Dorival Berkai. O músico Pepeu Gonçalves também participou do evento cantando e declamando uma poesia do ícone da cultura gaúcha Jayme Caetano Braun. 
"Gramado é uma cidade diferente e seguirá sendo assim, por que com eventos como esse nossas crianças estão aprendendo a conhecer a respeitar as nossas raízes", destacou o Vice-Prefeito de Gramado, Luia Barbacovi.
Em seguida aconteceu a premiação dos participantes da primeira edição do Abraço Literário de Gramado, que contou com as categorias Memória, Crônica, Poesia e Artigo de Opinião. O concurso foi dividido em duas categorias: Aluno, da qual participaram estudantes dos ensinos fundamental, médio e EJA, e Comunidade, na qual qualquer cidadão gramadense pode participar.

Os cinco primeiros colocados foram: 
Chaiane Antunes Acosta - Texto: Diversidade
Débora Irion - Texto: Com o passar do tempo
Nicholas Maciel Michel - Texto: O chimarrão da amizade
Margot Nanci Rost - Texto: O lago das recordações
Luana Vargas da Silva - Texto: Amor pela nossa cultura
O evento foi encerrado pela lúdica apresentação do grupo de danças tradicionalistas "Sem Fronteiras", da Escola Municipal Dr. Carlos Nelz - CAIC.



 Os apoiadores do evento foram: Editora das Hortênsias, Letra e Música Eventos Culturais, Sucelus Livraria e Bistrot, Livraria Café Conceito, e ainda a Biblioteca Municipal Marlene Casagrande. A realização do evento ficou a cargo da Secretaria de Cultura de Gramado e da entidade Bibliotecas Escolares, em uma promoção da Biblioteca Municipal Cyro Martins.



CONHEÇA TAMBÉM:

 

Hotel Sky – Gramado – RS è www.hotelsky.com.br

 O Hotel que é Cartão Postal da Serra Gaúcha / Um dos melhores hotéis de Gramado – RS

.................................................................................................................................

Sopas da Serra – Gramado – RS è www.sopasdaserra.com.br

A melhor Casa de Sopas de Gramado e Região / Restaurante

...........................................................................................................

Portal Serra Gaúcha è www.portalserragaucha.com.br

O maior portal de turismo da Serra Gaúcha

...........................................................................


CURTA NOSSAS PAGINAS NO FACEBOOK:

 


___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário